O Poder Legislativo realizou nesta terça-feira 18/02/2014 Audiência Pública

por jrd publicado 19/02/2014 11h30, última modificação 22/05/2016 11h24

O Poder Legislativo realizou nesta terça-feira (18/02/2014) a Audiência Pública agendada com autoridades com a finalidade de discutir o abastecimento d’água do nosso Município. 

Compareceram ao Evento, além de alguns vereadores, o promotor público da Comarca, DR. GLÁUCIO PINTO GARCIA, o PREFEITO. PADRE JOCIMAR, O REPRESENTANTE DO 1° BEC E OPERAÇÃO PIPA TENENTE CORONÉL MOMM, REPRESENTANTE DA ADESE PETRÚCIO FERREIRA,REPRESENTANTE DA CAERN REGIONAL JOSÉ NILSON E AS TECNICAS ITACIARA CAVALCANTI E ALICE MORENA, DEFESA CIVIL MUNICIPAL JARBAS SILVA DO NASCIMENTO, SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL, DRª TALITA RODRIGUES DE MOURA, REPRESENTANTE DA EMATER,FRANK DA SILVA SOUZA, E PRESIDENTE DO COMITÊ DA BACIA DO PIANCÓ PIRANHAS E ASSÚ,JOSÉ PROCÓPIO DE LUCENA. 

A audiência que foi presidida pelo vereador Iron Lucas de Oliveira Júnior, e teve como discussão principal a preocupação e responsabilidade no tocante a qualidade da água que está sendo fornecida ao município. Neste contexto, a secretária de Saúde Drª. Talita Rodrigues de Moura,comentou que o índice de doenças como hepatite e diarréia aumentaram o que faz os profissionais de saúde deduzirem que a água servida a população não possui a qualidade necessária. 

O dialogo foi amplo em relação ao melhor gerenciamento e distribuição da água da operação carro-pipa na Zona Rural que é realizada por responsabilidade do Exército Brasileiro. 

Dentre as proposições, tiveram destaque: a necessidade de realizar uma campanha educativa para convivência com a seca, a instalação de dessalinizadores nas comunidades, um trabalho imediato de limpeza onde estão situados os poços no Rio Seridó na comunidade Catururé do nosso Município, além da necessidade de alertar a população sob o risco em ingerir a água dos poços da comunidade Catururé, devido o auto teor de ferro contido na água, pois a mesma não serve para o consumo humano, apenas para uso doméstico.